Fluxo de informação no processo de produção de material didático na EaD
A pesquisa tem por objetivo analisar o fluxo de informação no processo de produção de material didático para cursos de educação a distância. Primeiramente, foi necessário mapear o processo de produção de material didático identificando etapas, atividades, atores e informações do processo. A pesquisa de campo foi realizada em três locais: SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; e, dois laboratórios localizados na Universidade Federal de Santa Catarina, CAD Departamento de Ciências da Administração e na NECONT Núcleo de Produção de Material EaD da Economia e Ciências Contábeis. A estratégia de verificação considera uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, com abordagem de análise qualitativa dos dados coletados por meio de entrevistas e questionários semi-estruturados com os principais atores do processo: professor conteudista, designer instrucional, designer gráfico. Para a construção do questionário foram considerados quatro critérios: pontualidade, transparência e nível de detalhamento e o canal utilizado para transferência de informação. As análises basearam-se na influência desses quatro critérios na dinâmica do fluxo de informação, identificando as barreiras e facilitadores desse fluxo. Os resultados apontam que os maiores problemas estão relacionados ao critério transparência e detalhamento de informação, pois envolvem questões de compreensão da informação-processo quando da comunicação. Ocasionam estes problemas, principalmente as barreiras interpessoais, pois são considerados os direcionadores do fluxo. O critério pontualidade e canal influenciam no processo de transferência de informação. Identificam-se algumas barreiras do fluxo de informação: experiência do profissional com educação a distância, falta ou excesso de informação, questões pessoais de interpretação, coordenação, falta de tempo, entre outras. Como facilitadores: o contato pessoal para esclarecimento, organização da informação para uso, padronização da informação, comprometimento, experiência com EaD, conhecimento do assunto abordado, entre outras.
MARTINS, Jacqueline Alexandre. Fluxo de informação no processo de produção de material didático na EaD.2011. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2011.


