IFKAD 2024: Pesquisa científica brasileira em destaque na Europa
O International Forum on Knowledge Asset Dynamics (IFKAD), renomado congresso europeu anual, teve sua 19ª edição em Madri, Espanha, de 12 a 14 de junho de 2024, sob o tema “Translating Knowledge into Innovation Dynamics”. O evento reuniu acadêmicos e especialistas internacionais para discutir a conversão de conhecimento em dinâmicas inovadoras para fortalecer a capacidade de criação de valor organizacional e aumentar o desempenho empresarial.
O Programas de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e em Ciência da Informação da UFSC marcaram presença de forma notável, com a participação do Professor Gregório Varvakis e da doutoranda Thais Carrier Mendonça, membros do NGS. Ao lado de outros pesquisadores brasileiros, a dupla contribuiu para o debate sobre gestão do conhecimento e inovação em organizações públicas.
Reconhecido como Artigo Destaque do IFKAD 2024, o estudo entitulado “Challenges of Knowledge Management in Police Intelligence Activity”, de Aletea V. M. Kunde, Márcia A. Tsunoda e Gregório Varvakis, destacou a importância da gestão do conhecimento para a inovação no setor público, um ambiente tradicionalmente resistente à mudança.Thais C. Mendonça, em coautoria com o professor Gregório, apresentou o artigo “Knowledge Flow in a Public Sector Innovation Lab: Basic Attributes and Influencing Aspects”. A pesquisa apresenta o mapeamento e representação dos elementos do fluxo de conhecimento, evidenciando os atributos básicos e os aspectos que influenciam na dinâmica do fluxo, como barreiras e facilitadores.Ainda, o professor Gregório liderou duas sessões paralelas sobre “Managing Knowledge for Public Sector Innovation”, em parceria com Gregorio Pérez-Arrau, da Universidad de Santiago de Chile.
O IFKAD 2024 foi um evento inspirador para o Brasil, demonstrando o potencial da pesquisa nacional na área de gestão do conhecimento e inovação. A participação de pesquisadores brasileiros e o reconhecimento de um artigo como Destaque do IFKAD 2024 são motivos de orgulho e representam um passo importante para o desenvolvimento do conhecimento e da inovação no país.