Contribuição metodológica para análise estrutural de sistemas agroindustriais: um estudo do segmento produtor de vinhos finos do Rio Grande do Sul.

23/10/2019 18:36

Com o objetivo de formular um modelo de análise da indústria, tendo como base o paradigma estrutura-conduta-desempenho, foi realizado um estudo das suas variáveis sob o aspecto dos agronegócios e suas particularidades. Considerou-se os impactos resultantes de choques externos à indústria, dando dinamismo ao instrumento de análise. Realizou-se um corte transversal para analisar o segmento produtor de vinhos finos do sistema agroindustrial vitivinícola do Rio Grande do Sul, a partir de dados secundários e primários, usando-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa. O estudo resultou num modelo de gestão para fornecer subsídios ao processo de tomada de decisões gerenciais. A pesquisa apontou que os choques externos existem e estes afetam a estrutura, a conduta e o desempenho, e a velocidade de ajustamentos do sistema a estes choques pode ser um elemento chave para definir a sua competitividade. Concluiu-se também que o ambiente empresarial fora das empresas, através da cooperação e rivalidade, desempenha um papel muito importante, e existe uma clara tendência de mercado representada pela variável ambiental, sendo este um novo fator de diferenciação

ROSA, Leandro Cantorski da. Contribuição metodológica para análise estrutural de sistemas agroindustriais: um estudo do segmento produtor de vinhos finos do Rio Grande do Sul. Florianópolis, 2001. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção, UFSC, 2001.

Dissertação completa

Tags: AgronegócioEstruturaestrutura-conduta-desempenhoVinhos finos