Aprendizagem social na AAE: uma proposta de classificação conceitual e sua inserção na revisão da literatura
O conceito de aprendizagem social (AS), na literatura acadêmica de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE), está direcionado à integração do conhecimento coletivo na tomada de decisão. A partir de 20 estudos selecionados, nos quais AS é relacionada ao gerenciamento ambiental para a sustentabilidade, foi obtida uma classificação com os seguintes constructos de AS: (1) visão estrutural e procedural – AS como paradigma, conceito, práticas e resultados; (2) visão de conhecimento – AS como coprodução, criação e integração de conhecimento; (3) visão de mudança – AS como mudança em crenças ou paradigmas; (4) visão gerencial estratégica – AS voltada à decisão; (5) perspectiva do outro – AS como intercâmbio de visões e valores entre participantes do processo. Revisando a literatura sobre AAE, foi possível concluir que a visão de aprendizagem como conhecimento é predominante na AAE, aparecendo em 18 (48,6%) dos 37 estudos considerados. A literatura recente (desde 2011) enfatiza a AAE como mudança parad
Referência: SILVA, A.; SELIG, P.; VARVAKIS, G. Aprendizagem social na AAE: uma proposta de classificação conceitual e sua inserção na revisão da literatura. Anais da 2ª Conferência da REDE de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos, 2012