IFKAD 2019 – Chamada de trabalhos aberta
O International Forum on Knowledge Asset Dynamic (IFKAD) é um reconhecido congresso europeu que acontece anualmente e sob o tema Knowledge Ecosystems and Growth, a 14ª edição, acontecerá na cidade de Matera – Itália, de 5 a 7 de junho de 2019.
Reconhecendo os ativos de conhecimento como principais motivadores para o crescimento, esta edição terá como objetivo estender as teorias, descobertas e discursos de negócios sobre a dinâmica de criação de valor do conhecimento para entender melhor o papel dos ecossistemas de conhecimento para moldar um futuro sustentável. O panorama empresarial atual é caracterizado por tendências globais e locais que exigem uma extensão de nossa compreensão do papel do conhecimento como um recurso estratégico e uma fonte de crescimento. Os desafios globais incluem crescimento populacional, aumento de diásporas, mercantilização do conhecimento, ritmo da inovação, revolução digital e avanços tecnológicos, transformações do modelo de negócios, crescimento da economia, enquanto os desafios locais consideram desenvolvimento local, inclusão cidadã, empregabilidade e qualidade de vida. Ambas pedem uma melhor compreensão de como a dinâmica do conhecimento pode abordar adequadamente a criação de riqueza sustentável, particularmente através do desenvolvimento de ecossistemas de conhecimento.
O NGS e o EGC estarão representados neste congresso, pelo Professor Gregório Varvakis e pelo Doutor Guillermo Antonio Dávila. Os mesmos estarão liderando a sessão especial intitulada Knowledge Strategies and Practices for Sustainable SMEs Growth em parceria com os pesquisadores internacionais Klaus North (Wiesbaden Business School, Germany), Isabel Ramos (Minho University, Portugal) e Susanne Durst (University of Skövde, Sweden).
Todos os pesquisadores que desejam participar do congresso (na sessão mencionada ou em qualquer outra), estão convidados a enviar um resumo estruturado ampliado no idioma inglês com 500-700 palavras até 15 de janeiro de 2019. O resumo deve abordar o embasamento teórico, o objetivo da pesquisa, a metodologia e os resultados em termos de contribuição esperada para a teoria e prática da gestão do conhecimento. Informações e diretrizes para submissão dos resumos expandidos e artigos completos estão disponíveis no site da IFKAD.