Gestão do conhecimento – relações entre criação de conhecimento e design thinking

25/04/2018 14:17

Este artigo descreve os aspectos que relacionam criação de conhecimento e design thinking à gestão do conhecimento. A busca pelo embasamento teórico dos termos foi a motivação para este estudo que adotou a estratégia de pesquisa qualitativa (Creswell, 2007). A partir de busca sistemática da literatura e buscas dirigidas obteve-se entendimentos dos termos e suas principais relações. Para verificação empírica foi analisada empresa da área pública que adota programa e práticas de inovação. Foi possível constatar que as práticas e processos de criação de conhecimento e design thinking possuem relações tendo sido identificados os seguintes aspectos: A – A formação de equipes compõe o contexto de um ambiente que propicia inovação; B – A explicitação de conhecimentos pelas equipes caracteriza uma cultura de inovação; C – Um ambiente apropriado de colaboração contribui para que o nível de motivação das equipes seja favorável; D – A liderança desenvolve comportamentos positivos entre as pessoas favorecendo a empatia individual e em equipes; e E – O processo criativo emerge do desenvolvimento de Idéias, Briefing e Insight. Assim, ambos os conceitos contribuem para um ambiente de troca de conhecimento, no âmbito da gestão do conhecimento, e se caracterizam por conceitos relevantes ao impulsionar a organização para a inovação. Destacam-se para estudos futuros a análise das percepções dos diversos níveis gerenciais e a percepção dos empregados. Recomenda-se a comparação entre organizações que tenham implantado práticas e processos semelhantes, pois os resultados poderiam contribuir para a identificação de facilidades e dificuldades visando apoiar outras organizações que se interessem em introduzir novas práticas e processos em seus programas de inovação.

Referência: CARVALHO, I. M. ; ARBEX, D. F.; VARVAKIS, G.; NORTH, K. Gestão do conhecimento – relações entre criação de conhecimento e design thinking. Espacios (Caracas), v. 33, p. 5, 2012.

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