A importância da gestão de filas na prestação de serviços: um estudo na BU/UFSC
Este artigo apresenta a importância da gestão eficiente de filas por parte dos gestores de serviços pelo fato desta influenciar na percepção do cliente sobre a qualidade de serviço. Para tal, analisa o processo de formação de filas, bem como descreve alguns procedimentos para os gestores reduzirem a sensação de tempo de espera pelo cliente na fila, prevenindo e minimizando seus impactos negativos. O artigo demonstra que através da modelagem de sistemas, os gestores podem identificar os fatores responsáveis pela formação de filas e buscar soluções visando a otimização dos processos. Através do software de simulação Arena são apresentados cenários referentes a formação de filas utilizando-se dados coletados na Biblioteca Universitária da UFSC.
Referência: SCHONS, C.; VARVAKIS, G. A importância da gestão de filas na prestação de serviços: um estudo na BU/UFSC. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v.6, n.2, p. 116-135, 2009